Considerações a respeito deste blog

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Comprar Apartamento na Planta

Eu já comentei a minha opinião várias vezes. Conto de novo.

O aluguel é a mais econômica forma de morar. Se tiver dinheiro para comprar um imóvel à vista, invista e pague um aluguel com os rendimentos. Vai sobrar um pouco de dinheiro. Entretanto, o aluguel conspira para a degradação física das cidades, pois inquilino e proprietário não se importam com o aperfeiçoamento do imóvel.

Entre as várias formas de comprar um imóvel, existe a pior de todas: Pegar dinheiro emprestado. Chega a ser ridículo. Só alguém fugindo da polícia para fazer isso. Não presta nem pra comprar carro. Só serve para pagar contas, como luz e água. Também não serve para compras de supermercado, porque supermercado aceita cartão de crédito, que é um pouquinho "menos caro".

A segunda pior é pegar financiamento. Eu coloco o consórcio como o terceiro pior jeito de comprar.

Entretanto, já que vai comprar de qualquer jeito, que tal comprar na planta?

Se a construtora precisa pegar dinheiro emprestado no banco para construir, o custo dos juros tem que ser transportado para o preço do imóvel ou a construtora terá prejuízo. Se alguém comprar o imóvel, antes de ser construído, estes juros não existirão para serem colocados no preço. Logo, seria mais barato o imóvel comprado na planta.

A valorização ou desvalorização posterior à construção não afeta o preço no ato da compra de algo que ainda não existe.

Quanto mais imóveis tiverem sido vendidos em um conjunto habitacional ou empresarial, mais segura será a compra (menos chances da construtora falir) e menos empréstimos serão necessários, reduzindo os preços de imóveis, que ainda não foram comprados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário