Considerações a respeito deste blog

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A Ascensão do Pobre

Conta a lenda que rico quase não procria.
Esta mesma lenda diz que pobre procria pra caramba.
Se esta lenda fosse verdadeira, a taxa de ricos tenderia a zero com o passar dos anos.
Esta lenda parece verdadeira, mas a taxa de ricos nunca foi em direção a zero. Digamos que a taxa de ricos se mantém constante e próxima de 5% há séculos. Este é um número alegórico para representar uma taxa pequena.

Se a lenda do rico que quase não procria e pobre que procria demais for verdadeira e a taxa de ricos for mesmo constante, de onde estão vindo estes ricos excedentes, já que a população está sempre crescendo?

Há movimentação de pessoas das camadas inferiores para as superiores, independente da vontade, esforço ou capacidade, por culpa da nossa configuração social.

Digamos que "rico" é uma vaga a ser coberta pelo contingente disponível. Não havendo "ricos" suficientes para ocupar as vagas de "rico", as vagas restantes são ocupadas por "pobres".

Toda vez que alguém diz "Eu venci na vida", eu escuto "Eu estou ocupando uma vaga de rico que ninguém sabe que existe".

É claro que vontade, esforço e capacidade são importantíssimos para a sobrevivência. Eu falei sobrevivência. Eu não falei ficar ou ser rico. Vontade, esforço e capacidade são diferenciais de pobre pra pobre em vagas que ricos nem pensam em por os pés.

Quando um pobre consegue uma vaga de rico, a primeira coisa que faz é se iludir, é dizer para si mesmo e cuspir nas caras de todos que foi por merecimento, vontade, esforço, capacidade, inspiração divina ou qualquer outra culpa que suas neuroses possam produzir.

Existe uma espécie de loteria com as "vagas de rico para as quais não há ricos suficientes". Os pobres nem conseguem entender que estão em uma loteria. Todos pensam que estão em competições. Para estas vagas, não é necessário ser imensamente capaz, é suficiente ser suficientemente capaz.



Eu gostaria que pessoas mais capazes do que eu usassem minhas inspirações para criar textos mais abrangentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário