Considerações a respeito deste blog

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

O quê é a aposentadoria?

Podemos definir a aposentadoria de várias formas. Abaixo eu deixo as minhas definições favoritas:

- Aposentadoria é juntar dinheiro na juventude para gastar na velhice.
- Aposentadoria é um produto que podemos comprar, assim como uma geladeira, carro ou imóvel.

Aposentadoria é um produto que compramos como quem compra um imóvel, geladeira ou celular.
O celular a gente paga em 12 meses.
A geladeira é do mesmo valor.
Um carro a gente paga em 60 meses
Um imóvel em 240 meses.
Uma aposentadoria a gente compra em uns 420 meses.
Não é milagre. É uma compra.

Aposentadoria é dinheiro acumulado, que a gente gasta um pouco de cada vez.
A gente pode colocar o dinheiro em qualquer conta de investimento.
É extremamente mais saudável pensar que o objetivo dos investimentos financeiros é a atualização e não o lucro. Temos que escolher os que nos dão a "melhor atualização". Os lucros são só chamarizes. O lucro é uma forma de atrair os grandes investidores. Aos pequenos investidores não são oferecidos lucros interessantes. Quem quer viver só do lucro de seus próprios investimentos financerios tende a se decepcionar, quando os investimentos são pequenos, e mentir para si mesmo, quando os investimentos são grandes. No segundo caso, dizem que os altos rendimentos são frutos da capacidade de escolher o melhor investimento. ISSO É MENTIRA. Raramente é consequência desta capacidade. Os altos rendimentos GERALMENTE SÃO consequências de terem grandes investimentos.

Qualquer um pode pagar toda a sua aposentadoria de uma só vez em qualquer idade. Pode ser tanto aos 18 anos quanto aos 60. É só ter dinheiro suficiente para isso.

Muita gente pensa uma coisa e fala outra. Principalmente, os leigos. Se comprar imóvel fosse bom, as agências bancárias seriam instaladas em imóveis próprios e não em alugados, como acontece. Para o pequeno investidor comprar imóvel é investir na baixa liquidez. O foco é a falta de liquidez. O foco é "prender o dinheiro". O aluguel é um dos rendimentos menos compensadores. Conta poupança ainda é o pior, apesar de nunca dar prejuízo.

A aposentadoria não é a consequência natural do trabalho. É a consequência natural do investir. A previdência pública nos força a investir. A gente vê como sendo pagamentos mensais consecutivos. Não são pagamentos, são micro investimentos arrancados dos nossos salários à força. O INSS arranca dinheiro de você e investe pra você em investimento invisível, ou seja, eu sei lá o que fazem com o nosso dinheiro.

Para conseguir juntar 1 milhão de reais em 5, 10, 20 ou 50 anos, a gente precisa ter uma quantidade enorme de dinheiro mensal sobrando.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário