Considerações a respeito deste blog

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Super Heróis

Durante os últimos 150.000 anos, a humanidade criou histórias para os mais variados fins.
Basicamente, tudo que temos hoje sempre existiu, sendo que antigamente era tudo falado e hoje temos áudio, visual e até cadeiras que se mexem.
Foram histórias do dia a dia, fantásticas, de superação, com fundo moral, instrutivas.
Sempre houve os personagens cativantes e os romances.

Aquilo que chamamos hoje de Super Heróis teve outros nomes. Deuses, semi-deuses, grandes homens, varões, xerife, sobrevivente, anjos, os escolhidos, o irmão mais velho. Foram tantos nomes e tantas histórias já contadas.

Na dramaturgia atual, as histórias de super heróis que eu considero "as mais cativantes" são as histórias de origem do super herói, de onde veio e sua inspiração para ajudar.

Quem está habituado a ver filmes e séries sempre observa que são todos muito parecidos. Eu vi isso com vídeo-games. A maioria dos jogos de tiro de primeira pessoa são tão parecidos. Do mesmo jeito, salvo um ou outro milagre criativo, eu considero os filmes de super heróis muito parecidos uns com os outros. É geralmente alguém que veio de um lugar distante com dramas familiares, tem o super vilão, tem a derrota ou quase derrota seguida de sua irmã siamesa (a superação), tem que ter romance ou não é filme de super herói. Ah! Não pode faltar a grande conspiração contra toda a humanidade, que o super herói irá deter de forma brilhante e comovente.

É claro que há algumas histórias muito distintas de super heróis, mas há uma espécie de fórmula padrão, que estão todos "querendo" seguir, o que eu considero um desperdício de criatividade e oportunidade.

Recentemente, talvez para poderem fazer continuações, converteram os super heróis em "grandes trabalhadores". Estão todos a trabalho. Estão todos resolvendo problemas com seus super poderes. Quase todos trabalham para algum tipo de organização militar, paramilitar ou governamental. O encanto da origem foi substituído pela angústia do dia a dia, pelo menos, nas continuações. Isso acaba confirmando a lenda "Toda continuação é pior que o original".

Não há nada de errado em não gostar deste tipo de história. É esperado que muitos não gostem. Esperar que 100% das pessoas gostem da mesma coisa é uma expectativa tola. Entretanto, estas histórias existem e são um sucesso há milênios. A mais antiga que eu lembro é o Mito de Gilgamesh, um poema babilônico.

Tenha um bom divertimento com o gênero de história que você preferir !

Nenhum comentário:

Postar um comentário