Considerações a respeito deste blog

sábado, 14 de abril de 2018

Autônomo e Profissional Liberal

A única diferença entre eles é que o autônomo não tem nível superior. Essa é uma separação bem injusta. Atualmente, técnico em refrigeração tem salário melhor do que doutor em história. O que manda é o mercado e não a formação.

Posso criar outra diferenciação, mas aviso logo que não é uma versão popular. Exemplo: Ter ambiente próprio de trabalho em um imóvel faz um profissional liberal. Ir até o cliente com o ambiente ou ferramentas faz um autônomo. Como eu disse, esta não é a versão mais popular e talvez nem exista.

Não há diferença financeira entre um médico e um marceneiro. Os dois lidam com as mesmas flutuações financeiras.

Então, se eu versar sobre autônomo, abrangerei ambos os tipos. Afinal, financeiramente são idênticos.

Especialização, persistência e dedicação intensiva e exclusiva são a chave para a capacidade competitiva.

Lembre-se sempre de que o trabalho jamais será tão importante quanto a postura. A postura é a principal fonte de recursos e de proteção. Você pode trocar de profissão, abrir outra empresa ou passar a vender outro produto, mas, se sua postura for ruim, as coisas serão ruins.

Esforço excessivo aumenta a receita a curto prazo e a despesa com auto reparação a longo prazo. Esforço excessivo faz parte de uma postura ruim.

Se alguém estudar desenho tanto quanto um universitário estuda Medicina, será um desenhista fantástico e terá inclusive mais ou menos o mesmo salário do médico.

Fingir postura é frequente e fácil. Basta falar como se tivesse certeza e ser autoritário. Faz parecer ter domínio sobre a área. Na verdade, é domínio sobre a verborragia

Ninguém consome todos os produtos ou serviços. Ninguém produz todos os produtos ou serviços.xxx

Postura se aprende como qualquer conhecimento técnico. Alguns aprendem facilmente, na juventude e sozinhos.

Sempre vai ter aquela série favorita que você não pode perder e que vai ocupar duas ou mais horas do seu dia, a menos que você diga não para todas. Troque a série por qualquer coisa que não seja o seu foco. Você estará procrastinando. Você TEM QUE dizer não para tudo. O problema é que o foco é flexível e interesses paralelos podem ser muito úteis.

Qualquer coisa em que você se dedica, você se torna bom. Se for dedicação obsessiva, você se torna ótimo. O conceito de obsessão mudou. O nível de dedicação atual aos estudos seria considerado obsessão há meros 50 anos.

Você não vai ficar rico, mas almoço, janta e aposentadoria estão garantidos.

Com certeza, em algum lugar há uma oportunidade de emprego ou trabalho perfeita pra você. Há um garimpo de empregos lá fora. É uma questão de poder procurar e poder rejeitar as vagas não ideais. Pouca gente pode "dizer não" e prosseguir com a busca do ideal. O normal é aceitar a primeira oportunidade que aparece.

Disponibilidade, capacidade comum e propaganda são as chaves da ocupação remunerada.

Não é ter salário ou ter cliente que torna uma pessoa rica ou pobre.

Concorrência reduz lucros. Escassez aumenta preço. Super safra reduz preço. Risco significa escassez.

Não é a escolha do trabalho ou profissão que define o futuro. É a dedicação exclusiva, intensiva e prolongada, aquilo que chamamos inocentemente de foco. Vocação ocorre muito tempo após esse esforço e não antes.

No empreendedorismo, a primeira barreira é o ponto de inércia ou síndrome do primeiro passo. Se todo mundo fosse empreendedor, ninguém seria empregado, o que não é um quadro impossível de ocorrer e nem estranho.

Sonegação de impostos eleva os lucros acima dos efeitos da concorrência.

Não é a consultoria eficiente que permite ter carro zero, casa e apartamento. São os rendimentos totais. Uma consultoria eficiente apenas mostra seu real nível de consumo e seu real nível econômico, para sugerir ajustes. Às vezes, não há ajustes para sugerir, pois já está tudo bem ajustado.

Quem pode fazer ou saber o seu trabalho melhor do que você? Hobbistas, intelectuais de elite, estudantes dedicados e curiosos. Nenhum deles está disponível para ajudar quem não sabe nada sobre o seu trabalho. Você cobra dinheiro para ajudar no que os outros não podem ajudar. Não há vergonha ou problema em cobrar para ajudar.

Quase todos os grandes gênios da humanidade não passaram de meros trabalhadores especializados. "Qualquer pessoa que exerça uma atividade ao longo de anos é capaz de chegar a um nível de desempenho tal capaz de deixar estarrecidos os leigos". Não há diferenças entre um maratonista e Albert Einstein. São apenas pessoas com dedicações diferentes.

Ninguém consome todos os produtos ou serviços. Ninguém produz todos os produtos ou serviços.

O quê você foi obrigado a não saber para saber o que você sabe?



Nenhum comentário:

Postar um comentário